As vantagens da Cidadania Italiana
Primeiramente, é importante esclarecer que o Brasil há muito tempo tem sido o centro de interesse para diversos imigrantes, independentemente de suas nacionalidades. Desta forma, nos tornamos um resultado de culturas distintas, e, é muito importante resgatar essas origens, bem como as oportunidades que representam, já que as vantagens da Cidadania Italiana são inúmeras e em relação aos custos do reconhecimento, acaba se tornando um investimento.
Mas, essas vantagens da Cidadania Italiana abrangem diversas áreas da vida e apontam diversas oportunidades que são essenciais para os requerentes e aqueles que dependem desse reconhecimento. Sendo assim, veja as vantagens.
No âmbito familiar, com a Cidadania Italiana em mãos, seus filhos e netos terão direito a ter dupla cidadania, além de, é claro, o cônjuge interessado na cidadania, poderá solicitar o pedido de naturalização depois de dois anos residindo na Itália e depois de três anos se estiver residindo no exterior, junto ao Consulado italiano.
Quando se trata de trabalho, você, Cidadão Italiano, pode trabalhar em todos os países membros da União Europeia, além de aposentar-se na Europa e receber em Euros. Com a Cidadania você pode também participar de concursos públicos italianos, trabalhar como profissional liberal dentro da União Europeia, tendo validado seu diploma, participar de Concurso Diplomático, ter emprego privado na Itália ou na União Europeia.
No turismo, o passaporte italiano é o 4ª mais poderoso do mundo e dispensa de visto consular para 187 países, além de dá acesso livre a qualquer país da Comunidade Europeia e viagens sem visto para os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.
Você poderá estudar em Universidades da União Europeia, usufruir das mesmas bolsas de estudo oferecidas aos cidadãos italianos, de outros Estados ou de Organismos internacionais, Fundações, etc.
Tem direito de residir em qualquer um dos 28 países da União Europeia, com os mesmos direitos que italianos nativos, também tem direito a voto desde que esteja inscrito em listas eleitorais das cidades da República Italiana (O voto e o serviço militar não são obrigatórios na Itália).
Portanto, como você pode perceber, as vantagens da Cidadania estão ligadas à estrutura de vida como um todo: família, trabalho, viagens, estudos, direitos e deveres.